quinta-feira, 23 de julho de 2009

@ the Hairdresser


Ora aqui estava um tema que eu andava um pulguinhas para falar...

Cabeleireiros, Salões de Beleza; Atliers de Cabelo - Esses mais chiques, Ora aí está um mundo onde - menino não entra - e onde menina que lê meu blog se vai identificar com muitas das situações.

Primeiro temos aqueles cabeleireiros de esquina - os chamados cabeleireiros - somente assim. As patroas ou donas insistem em chamá-los Salões, ainda que tenha 4m2. Não há horas marcadas para ninguém.

Normalmente ficam num bairro qualquer, e os preços são bastante acessíveis- Por exemplo um Brushing (que nome estranho hum...) é no máximo €10. Recorro em caso SOS...Normalmente o nome dos ditos salões (salinhas) poderá ser FAJU /FASI/MILU e as suas empregadas são sempre Lindas, Belas (aos magotes) Fátimas...

Aspiram sempre a juntar uns trocos e abrir o seu proprio Hair Stylist- Isto sim já é um upgrade do Salão de bairro - um bocadinho maior...com melhor ar.....mais clean....onde já se podem encontrar Cabeleireiras Kátias, Patrícias (Tichas) Suzies, Cilas e outros nomes mais assim a atirar para o fashion-bimbo - Se for manicure - já se sabe sai-nos uma brasuca - E aí calha-nos na rifa uma Edileusa, Claudineia, Neuza, Creuza, Jaci. Ora é este género de Salão mesmo que costumo ser clientela habituée, e onde passo a explicar assim por alto alguns episódios tão familiares de gaja que adora "arranjar o cabelo". Estes ficam normalmente em Centros Comerciais e já dão pelo nome de "Wonder Hair"; "Hair Fashion" "Hair and Style" - ainda muito têm que palmilhar antes de serem ATELIERS DE CABELO ou mais recentemente - SPA's DE CABELOS - isso sim chic-a-valer !

Nestes que frequento a Cila costuma receber-me coloca-me uma batinha e sigo para lavar o cabelo na "calha" - sim o nome técnico que eu sou pró.

É aqui que começa a tortura - começam por me impingir a gama toda das marcas todas de produtos para cabelo...e é um pras pontas secas, outtro para pontas húmidas, outro ainda para raíz oleosa, outro mais para pontas ressequidas do sol ou molhadinhas da chuva-Há de tudo como na Farmácia....a cliente tem ---é que comprar...e calar

Depois desta tortura verbal. segue-se a tortura manual e aí vem o esfregar o nosso cabelinho como se não ouvesse amanha---se se tiverem as garras afiadinhas então, upa upa....

Depois há a frase célebre

- Já sente bem lavadinha ??????

Da-me vontade de responder ??? o que acha sua assassina ?? depois de me ter arrancado o couro cabeludo, encharcado os ombros e enfiado um kilo de champôo pelos ouvidos adentro....

- Eu respondo que sim que sim...sinto.

É aqui que a criatura nos deixa de repouso na calha. Ainda não percebi se quem fica de repouso é o cabelo , eu ou ela que foi fumar um cigarrinho à SICAL da esquina.

Depois de repousar devidamente, da-se a ultima passagem.

É aí que passo também para a cadeira propriamente dita- Segue-se a pergunta

_ COMO VAMOS FAZER HOJE ???

Nunca percebi porque somos nós ?? A senhora também vai cortar, secar??? vamos o quê,,,

Se eu cortar você é solidária e corta também ??? VAMOS lá ver se nos entendemos, mas é.

Respondoe - é para esticar !, sff

Aí os olhos da Kátia - sim que a Kátia já não é a que me lavou, mas sim a que vai pentear - saltam das orbitas. e Porquê ??? porque elas gostam mesmo é de trabalhos técnicos...entemdam-se por estes pintar, nuances etc e tal isso sim não é para todas...não não....

- Também já cortávamos estas pontas que estão muito danificadas

- Grrrrrrr Nós outra vez ??? e nós EU + EU não quero cortar nada - ja disse quero esticar o cabelo...(fazer escova se for zuca e burra que nem uma porta).

Põe-nos ao colo a última Hola, CARAS, VIP, ACTIVA ou Revistas de Penteados. Aqui difere do salão acima referido - onde constam Marias, TV7 dias (mas de Março 2008).

Feito o Brushing (continuo a odiar a palavra - mas é o nome técnico) - ainda insistem em querer colocar-nos laca e fazer palas ou deixar umas farripas - socorroooooo por favor, não pedi nada disso logo...não invente please...

Paga-se e se não deixo gorja...a tromba instala-se !....e ouço um até pra semana entre dentes cerrados. Um local destes é sempre um local proibido a homens porque:

- estamos numa figurinha trístissima - se calha a estarmos a fazer os trabalhos técnicos a coisa piora corremos o risco de qualquer marido mais impaciente entre salao adentro e nos confunda com um D. Rodrigo. As conversas não interessam nem ao menino Jesus...nem a mim-muito menos a eles. Normalmente NUNCA passam da porta e coram até descobrir a sua amada e é para ver se as madames estão demoradas,,,ou os mais afoitos para espreitar os decotes das Cilas e pernocas das Neuzas.


Por fim vêm os famosos ATELIERS de CABELO, que aí sim é supé chic ir...e não não frequento porque ou arranjava o cabelo 3 vezes por semana ali ou almoçava.

Mas já lá fui em caso SOS- tipo acompanhar uma amiga que nos implora companhia (amiga essa que larga €375 no ATELIER) e ainda está pronta para mais umas comprinhas. Eu vu só esticar - á cautela e mesmo assim larguei 100 biscas

Aqui as cliente são super bem tratadas pelos Duartes, Patricks, Beautés, Morenos - de beijinho à chegada - mesmo que á saída pensem que pindéricas, gordas e pirosas. Outra diferença dos anteriores é que não ha cá revistas cor-de-rosa...uma VOGUE, vá,,,mas sempre uma passagem de modelos de cabelos a passar num ecran gigante,,,tudo de griffe. O mobiliário é do melhor e as cadeiras de pele fazem massagens até aos pés. Servem-nos cafés e bolachas e ainda se oferecem para ir comprar uma saladinha ao lado,,,comida e cabe~los não combinam - tenho para mim...

A probabilidade de encontrar VIP's ou lá o que isso é ---é bastante elevada

Não há cá fofocas sobre novelas, governo ou Gripes A, mas osbre férias, barcos e Moda,,,muita Moda. Acertam SEMPRE naquilo que pedimos e adora ser ARTISTAS.. dar azo a imaginação e cortar cortar.....e FENÒMENO DOS FENÒMENOS....a clientela despede-se do/a Artista com um beijinho....mas sem pagar.


Cá p'ra mim contento-me pela Kátias, Fátimas, Cilas porque saio sempre satisfeita,,,não falida e Feliz se me conseguir abstrair da opinião das madames àcerca do último romance da Luciana Abreu com o Djaló.


6 comentários: